Sobre
Quem Somos
"Uma escola online para quem gosta de judô por completo, não só de uma parte dele."
Quando eu comecei no judô, lá em 2004, esse negócio de Newaza era mais raro do que uma mosca branca de olho azul. Pelo menos aqui pela região onde eu treinava.
Treinávamos luta de solo no máximo uma vez por mês e o treino era bem assim:
Aquecimento com alguns exercícios no solo (pontes, fuga de quadril, etc.); treino bem básico de alguma técnica de imobilização ou finalização e todo o resto do tempo era para luta.
Nessa época eu não fazia a menor questão de lutar no chão. Na verdade eu odiava Newaza. Não só eu como também meus amigos de treino. Ninguém gostava.
Quando a gente lutava em shiai sempre evitávamos ficar no chão.
Eu não sei porque, mas essa era a cultura da época em vários dojôs pelo Brasil inteiro. E eu treinei meu judô assim, sem conhecer Newaza decentemente até ser graduado faixa marrom!
Aconteceu que seu sofri uma lesão!
Foi uma lesão no joelho direito que me deixou fora dos tatames por alguns meses. E se você já se machucou, sabe que retornar é complicado. Eu já não tinha mais confiança pra lutar como lutava antes. Meu judô em pé já não funcionava como eu gostaria e eu por acaso percebi que poderia tentar tirar a diferença no solo.
Comecei então a buscar aprender as técnicas e me senti como se estivesse descobrindo o mundo! Quantas possibilidades, quantas técnicas e variações, e eu pensava em todas as vezes que eu deixei passar várias oportunidades em lutas…
Fui me dedicando então cada vez mais aos treinos de Newaza. Eu procurei inicialmente aprender as técnicas de finalizações, mas percebi que me faltava mobilidade para executar a maioria delas. Então me deparei com a escassez de material sobre o assunto. Poucas academias de judô tinham treinos específicos de Newaza.
Fui estudando como pude, pegando dicas de colegas que treinavam Jiu Jitsu, lendo livros, vendo DVDs, participando de seminários, assistindo alguns achados no Youtube (que na época da internet discada eram bem difíceis de encontrar), enfim, me aprofundei o máximo que pude e há pouco tempo percebi que depois dos vários anos me dedicando ao Newaza, eu enfrentava o mesmo problema que tinha no início:
A escassez de material de qualidade.
Isso me empurrou a criar uma conta no Instagram (@sensei.luisdavi) para falar sobre este assunto e quando comecei a postar, percebi que muita gente sofria dessa mesma carência. Muitos conteúdos viralizaram rapidamente e a conta cresceu e continua crescendo rápido.
Hoje muitos judocas estão buscando especializar-se em Newaza e a falta de materiais para estudo até agora ainda é um empecilho.
Foi então que decidi fundar a Escola de Newaza. Uma escola online para quem quer aprender essa parte tão vasta do judô que muitas vezes é esquecida.
Aqui você vai encontrar artigos escritos por mim e por convidados, cursos pagos e gratuitos, vídeos explicativos, análises de lutas e muito mais.
Hoje já temos mais de 100 alunos ativos na plataforma e continuamos crescendo a fim de formar uma comunidade que fará de uma vez por todas com que o Newaza seja forte e presente em cada dojô do nosso Brasil.