Como aprender Yoko Tomoe Nage em 4 passos simples

As técnicas de sacrifício são muito importantes para quem gosta de lutar em Newaza porque as suas transições abrem muitas oportunidades de finalização no solo.

Neste assunto, o Yoko Tomoe Nage, tem um lugar especial nos nossos estudos aqui na Escola de Newaza.

O Yoko Tomoe Nage é uma variação do canônico Tomoe Nage, que é uma técnica de sacrifício do judô que consiste em projetar o adversário para trás, passando por baixo dele e empurrando seu corpo com uma perna.
No Yoko Tomoe Nage a projeção muda significativamente e é aplicada lateralmente, ao invés de projetar o oponente para trás. É uma técnica eficaz e versátil que pode ser usada em diferentes situações de combate.
Muito comum no judô japonês, é amplamente utilizada por atletas como Joshiro Maruyama, Takeshi Sasaki, entre outros.

Dá pra dizer tranquilamente que o Tomoe Nage é a forma clássica mas o Yoko Tomoe Nage é muito mais utilizado em competições. 

Neste post, você vai aprender a executar o Yoko Tomoe Nage através de uma progressão pedagógica de quatro passos simples.

Vamos lá!

1. Comece fazendo rolamentos laterais com um parceiro

O primeiro passo é aprender a fazer rolamentos laterais com um parceiro. Isso ajudará você a desenvolver a coordenação e o equilíbrio necessários para executar o Yoko Tomoe Nage.

Como ilustrado no vídeo, os dois posicionam-se um frente ao outro a uma distância em que alcancem as mangas do wagui. Quem entrelaça os pés por dentro faz uma leve força para fora e quem está por fora faz uma leve força para dentro. Isto evita que as pernas se soltem durante o rolamento.
Estando tudo preparado, os dois fazem um rolamento lateral ao mesmo tempo.

Dica: Se você nunca fez rolamento lateral, comece bem devagar, certificando-se que a sua cabeça está abaixada na direção da barriga, para evitar possíveis lesões no pescoço.

2. Faça rolamentos laterais partindo da posição agachado

O segundo passo é aumentar um pouco a dificuldade, fazendo rolamentos laterais partindo da posição agachado. Isso ajudará você a desenvolver a força e a potência necessárias para executar a técnica.

Para fazer um rolamento lateral partindo da posição agachado, siga estas etapas:

  1. Posicionem-se um frente ao outro a uma distância em que alcancem as mangas do wagui.
  2. Agachando-se, deixem uma perna escorregar levemente para a lateral oposta a fim de que os corpos caiam lateralmente e possam fazer o rolamento.

3. Faça a aplicação do Yoko Tomoe Nage lentamente

O terceiro passo é aprender a aplicar a técnica lentamente. Isso ajudará você a entender os fundamentos da técnica e a corrigir possíveis erros.

Para aplicar o Yoko Tomoe Nage lentamente, siga estas etapas:

  1. Posicione-se em um Kumi Kata cruzado com o parceiro.
  2. Coloque a perna na barriga do Uke.
  3. Caia lateralmente, fazendo junto com sua queda o Kuzushi (desequilíbrio) do parceiro.
  4. Ao tocar as costas no solo lateralmente, puxe a manga do Uke enquanto empurra a perna na barriga para projetá-lo por cima de si mesmo.

4. Aplicação da técnica com velocidade

Na etapa final os dois vão dar passos laterais.
Os passos vão no sentido da manga em que o Tori está segurando.
Todo o processo ocorre como no passo anterior, mas agora com mais força e velocidade, o Tori faz um rolamento lateral ao término da queda.

Dicas adicionais

  • No começo pode não ser tão fácil quanto parece no vídeo então mesmo que não consiga na primeira vez, continue tentando.
  • Se você não é familiarizado em fazer rolamentos laterais, sugiro que treine isoladamente, sem parceiro para ganhar confiança.
  • Só passe para a próxima etapa se os dois estiverem bem confiantes e seguros de que a etapa anterior está sendo executada perfeitamente.
  • Pratique regularmente para desenvolver o equilíbrio, a força e a potência necessários para executar a técnica corretamente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *